sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O QUE SÃO...ESTIMULANTES?

O QUE SÃO OS... ESTIMULANTES?
São substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro, e com esta hiperexcitabilidade aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumenta a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho do usuário nestas atividades. Os estimulantes mais conhecidos são a cocaína, a anfetamina e derivados anfetamínicos (conhecidos como remédios para emagrecer). As anfetaminas também são conhecidas como bola, boleta, pedra.
O QUE SÃO ANFETAMINAS?
São produtos sintéticos, obtidos em laboratórios. Existem várias drogas anfetamínicas com efeito estimulante similar. Elas podem ser ingeridas na forma de comprimidos e também ser injetadas. A anfetamina é uma droga ílicita, quando usada sem fins médicos. Encontra-se na composição de medicamentos disponíveis no mercado para uso médico
PARA QUE SÃO USADAS?
As drogas semelhantes à anfetamina são usadas com propósitos médicos em vários casos:

1. para facilitar a perda de peso,

2. para controle de doenças comportamentais de crianças (hiperatividade),

3. para controle de sintomas de narcolepsia (alteração do sono - quando a pessoa dorme em qualquer local e hora do dia).
Muito mais freqüentemente são usadas com fim de abuso. Lembramos: só podem ser receitas por médicos.
QUEM UTILIZA?
São utilizadas de forma não-médica:
1. por desportistas, para suportar um maior esforço,

2. por estudantes, para manterem-se por um período de tempo acordados, ou

3. por pessoas que utilizam álcool ou tranqüilizantes e desejam obter um efeito contrário aos mesmos.
Estudantes brasileiros, de primeiro e segundo graus, usam ilicitamente substâncias anfetamínicas para ficarem acordados ou pra diminuir o peso. Em Porto Alegre, compõe a terceira droga mais usada pelos estudantes, principalmente do sexo feminino.
POR QUE SÃO USADAS COM FIM DE ABUSO?
Nas doses usuais os derivados anfetamínicos aumentam o sentido de alerta e previnem a fadiga (cansaço). Outra razão para o uso abusivo é que elas causam euforia (um tipo de alegria), e aumento dos reflexos, o que dá a impressão para o indivíduo de que ele é mais sociável, mais falante e mais eficiente nas atividades físicas. Além disso, algumas vezes começam a ser usadas para diminuição do apetite e, quando a pessoa deseja para de usar, não é capaz. Portanto, mantém o uso pela dependência.
O QUE FAZEM DE MAL PARA A SAÚDE?
O abuso de anfetamínicos pode causar vários tipos de problemas. Muitos desses relacionam-se com o fato da pessoa ser incapaz de avaliar sua condição física e psicológica, quando sob ação da droga.
Outras complicações são associadas com os efeitos das drogas, como:
  1. irritabilidade, tensão, ansiedade, tremor fino e perda de peso (por deficiência alimentar);
  2. problemas cardíacos, com aumento da pressão arterial e arritmias (coração bate em ritmos alterados);
  3. associadas com a administração da droga, como problemas de infecção no local de injeção ou, até mesmo generalizada (AIDS, hepatites);
  4. condições de emergência, tais como febre e convulsões ou psicose aguda pelo uso de doses muito altas.
PRODUZEM DEPENDÊNCIA?
Sim. Sabe-se que o uso continuado destas drogas ocasiona necessidade de aumentar a dose para produzir efeito igual ao efeito obtido no início de seu uso (chama-se tolerância). Diversos sinais e sintomas aparecem quando usuários regulares suspendem o uso da droga, o que é indicativo de dependência. A retirada pode ser acompanhada de fadiga e sonolência ou depressão (com alto potencial suicida), já existente ou não. Esquizofrenia prévia pode ser ativada.
EXISTE TRATAMENTO PARA O USUÁRIO DE ANFETAMINAS?

A retirada é o primeiro passo a ser tomado, porém a mesma deve ser realizada em um centro especializado, ou mesmo na própria residência, desde que existam cuidados médicos, devido síndrome de abstinência. A suspensão da droga compreende o início de um processo de tratamento que também precisa contar com a participação de psicoterapia, reuniões de grupos e ajuda de familiares.

POSTADO POR: Letícia Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.